FANDOM

Bandeira inverness

Bandeira de Inverness

O Cantão de Inverness é uma miniatura de sociedade e cultura que se desenvolve através da Internet, no âmbito do hobby conhecido por micronacionalismo, ou seja, dentro de uma micronação. O objetivo maior de Inverness é construir exercício político, cultural e civil em pequena escala, congregando cidadãos de várias origens, credos, ideologias, opiniões e idades.

Introdução Editar

O Cantão de Inverness é uma realidade, um grupo de pessoas que coabita espaço virtual em comum, cientes de seus deveres e direitos como Cidadãos, zelosos pelas tradições locais e apegados a um sistema de valores calcado na Moral, na Família e nos Costumes, que cada vez mais são esquecidos numa sociedade consumista e superficial.

O Cantão de Inverness é parte integrante de uma micro-sociedade, à qual se associa como entidade semi-autônoma, a Comunidade Livre de Pasárgada.

Para saber mais sobre Inverness, tome um tempo para visitar este website e, quem sabe, você vai se interessar pelo fascinante exercício intelectual que é este Cantão. Importante frisar que se quiser ingressar em Inverness, antes é preciso adquirir a Cidadania Pasárgada.

Sociedade Editar

Tradicionalismo Editar

A força da Sociedade Invernesiana está no aspecto tradicionalista, a arte de seus cidadãos em memorizar e preservar os costumes locais sem a necessidade de escrevê-los. Preza-se, acima de tudo, a repetição incessante de procedimentos e particularidades que estão funcionando, daqueles que só necessitam de pequenos retoques.

Sistema Familiar Editar

Como reflexo do ideal tradicionalista, a comunidade Invernesiana adotou a Família como célula máter de sua sociedade. É na Família que o Invernesiano vai encontrar direcionamento e orientações importantes sobre a vida e a cultura micronacionais. Com as Famílias, garante-se que nenhuma mudança rápida ou revolução venha a afetar as fundações sólidas do Cantão de Inverness.

Cawdor Wallace Schivas

Conservadorismo Editar

O Cantão de Inverness é reduto do conservadorismo, garantindo seu sistema de valores extremamente rigorosos. A essência das Famílias em Inverness é justamente a ênfase que a tradição é a fonte da sabedoria, que vai além do que pode ser demonstrado.

Cultura Editar

Pólo Cultural Editar

O Cantão de Inverness destaca-se pelo alto nível cultural de seus cidadãos, esperando-se que se dediquem com afinco à literatura, ciência, artes, filosofia e outros ramos do conhecimento humano. Não é a toa que Inverness é sede de várias instituições culturais, como o Observatório Nacional, a Pinacoteca Winston Churchill e a Biblioteca Edmund Burke.

Atmosfera Escocesa Editar

De forma a moldar sua identidade única, o Cantão de Inverness faz uma série de referências simbólicas à Escócia histórica, que marca a escolha dos nomes das Famílias e o uso de tartans representativos.

Bilingüismo Editar

Inverness é o primeiro Cantão declaradamente bilíngüe, o que se relaciona também com a atmosfera escocesa e seu próprio nome. Assim, tanto o português quanto o inglês são admitidos em seu território jurisdicionado, sendo a Língua Portuguesa obrigatória em quaisquer documentos públicos.

Neo-Platonismo Editar

Como resultado de sua natureza tradicionalista, a matiz cultural de Inverness é fortemente influenciada pelo Neo-Platonismo, que considera a abstração de uma "moral absoluta", imersa na coletividade. Nessa doutrina, a filosofia tipicamente invernesiana busca cercar os conceitos de certo e errado, evitando o multiculturalismo e o relativismo exagerados.

Organizacão Politica Editar

Democracia Direta Editar

Brasao inverness

Brasao de Inverness

O DOMO, composto por todos Invernesianos associados às Famílias em assembléia, está investido dos poderes cantonais e representa a soberania popular do Cantão. O DOMO aprova as normas do Direito Estatutário, isto é, resoluções e Atos com força legal dentro do Cantão, respeitando sempre a flexibilidade exigida pela Common Law. As sessões dômicas são públicas e presididas pelo Invernesiano mais antigo do Cantão.

Common Law Editar

O sistema jurídico de Inverness é baseado na Common Law (direito consuetudinário), sendo os costumes e tradições a fonte primordial do Direito. A lógica prevalecente nesse sistema é conhecida por Casuística, na qual se busca determinar a resposta a um problema ou dilema através de precedentes e analogias. Assim, não há códigos ou leis escritas em Inverness. Ainda que atos do Domo assumam caráter legal, esses atos devem ser interpretados pela ótica da Common Law, isto é, não estão acima dos costumes consagrados.

Sub-Divisões Editar

O Cantão de Inverness subdivide-se em doze unidades administrativas menores: os Domínios. Cada domínio possui autonomia para auto-organizar-se segundo a vontade de seus habitantes e pode, eventualmente, ser alçado à condição de Cantão, se alcançar os requisitos constitucionais. Os domínios podem ser de várias naturezas: Familiares ("terras" de uma das Famílias), Ideológicos ou mesmo Pessoais, entregues a micronacionalistas interessados pelo DOMO mediante regime de concessão pública.

Extinção da Divisão Administrativa Cantonal de Inverness Editar

Após debates iniciados em Jul/2008 e só concluídos em Ago/2008, os invernessianos decidiram extirpar a forma e o sistema de governo invernessiano, transmutando-o a um modelo similar ao adotado pela extinta República Socialista de Sloborskaia. No entanto, após consulta popular na forma de plebiscito, a Comunidade Livre de Pasárgada resolver extinguir o Cantão de Inverness, transferindo à Fundação Cultural William Shakespeare a tutela do patrimônio histórico e cultural. Desde então, Inverness agora só faz parte da História da Comunidade Livre de Pasárgada.