FANDOM

Povo de Pasárgada,
Micronacionalistas de toda parte:
Povo de Pasárgada, Micronacionalistas;

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do Rei
Lá tenho a mulher que quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasargada

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui não sou feliz
Lá a existência é uma aventura (...)"
Manuel Bandeira

Comunidade, livre, amigo, escolha, feliz, aventura - são todas palavras que fazem parte do que é a Comunidade Livre de Pasárgada. Uma comunidade que nasceu no seio do Sacro Império de Reunião, por livre associação, onde brotou a amizade e, por escolha feliz, lançou-se à aventura de criar uma nova micronação.

Aqui em Pasárgada temos isso tudo, e somos amigos do Rei. Apesar de não existir monarquia atualmente em nosso território, somos "amigos" da força que nos une e nos representa perante o mundo. É a essência de uma sociedade, a representação que temos um pelo outro, e a representação que sentimos deste grupo de indivíduos formando algo maior, uma comunidade.

Uma comunidade formada por pessoas livres, que pensam fazer do micronacionalismo algo mais do que um simples hobby, uma simples diversão. Pretendemos participar do micronacionalismo assumindo como finalidade do mesmo servir de simulação, de balão de ensaio para uma sociedade mais justa e mais humana. Permitir a nossos cidadãos participar de uma sociedade onde o mais importante não são os títulos, mas sim a colaboração de cada um para com todos, a dedicação em atingir uma vida comunitária saudável, igualitária e prazeirosa, onde participar de uma micronação não seja algo pesado e obrigatório, mas sim algo feito com amor, dedicação e prazer. Fazer por gostar de fazer, se dedicar a Pasárgada pelo gosto de estar entre amigos e poder fazer realmente o que gosta, sem cobranças. E fazer e participar do micronacionalismo de forma consciente e solidária as demais micronações.

O que norteia Pasárgada é a idéia de fazermos algo não para alimentar nossos egos ou buscar status, mas sim buscar a apredizagem e o conhecimento. Ter a possibilidade de exercitar a idéia de criarmos realmente uma sociedade justa, onde todos realmente tenham possibilidade de crescer por conta de seus próprios esforços.

Não, não queremos uma competição, onde um aparece mais do que os outros e se vangloria. Pretendemos uma comunidade ativa e participativa como um todo, onde quem sabe mais deve passar e partilhar seus conhecimentos, suas experiências com seus concidadãos e ao mesmo tempo, ter a humildade de ouvir e aprender com os seus. Ninguém é conhecedor supremo da verdade, pois nem a verdade é real. A verdade é aquilo que queremos que seja a verdade, e tem prazo de validade. O que buscamos é o conhecimento, a troca de idéias e ideais,de experiências, de derrotas e vitórias; de aprender e ensinar.

Nossa micronação nasce pequena, sobre as ilhas que compõe a República de Vanuatu, antigas Novas Hébridas, próxima a costa da Austrália, macronacionalmente, mas com a força de um gigante, com a vontade de quem quer muito contribuir para um micronacionalismo sério, participativo. Até mesmo a idéia de grande nação é relativa, tanto no mundo real como no micronacional. O que podemos definir como micronação grande? Uma micronação com 2000 habitantes, onde uns poucos fazem tudo, sem se preocupar com os demais, ou uma micronação de 6, onde todos aprendem com todos, onde todos se preocupam com todos, onde todos são uma nação e a nação são todos?

Este, senhores, é o objetivo da Comunidade Livre de Pasárgada. Mostrar que uma grande e verdadeira micronação se faz com idéias, dedicação, trabalho e, sobretudo, com respeito. Respeito pelo que o ser humano por si só representa, respeito pelas idéias que cada um tem, respeito por aquilo que cada indíviduo leva em seu coração e em sua mente. Respeito pelo que cada um faz em prol da comunidade como um todo, independente de esperar uma recompensa em troca.

"Carpe diem" é nosso lema. Fazer valer a pena cada minuto de nossas vidas, cada ato, cada sorriso, cada gesto, cada lágrima. Fazer valer a pena cada minuto de trabalho destinado ao micronacionalismo. Viver a vida intensamente, hamoniosamente, em busca sempre de um bem comum e maior. Contribuir sempre, com alegria, para a união dos povos e pela paz duradoura.

Pasárgada vem juntar-se ao universo micronacional com a intenção única de fazermos do micronacionalismo algo mais do que um simples passatempo, em conjunto com as demais micronações, sem restrições. Fazer do micronacionalismo um verdadeiro centro de estudos e ensaios, onde poderemos aprender no dia a dia como podemos coloborar para conseguirmos uma sociedade macro mais justa e humana.

Agradecemos à nação co-irmã Sacro Império de Reunião, especialmente nosso amigo Imperador Cláudio Primeiro tudo que nos ensinou sobre micronacionalismo e reafirmamos que temos no Poder Moderador Reunião, bem como em seu Judiciário, admiração e respeito.

Aos micronacionalistas lusófonos, pedimos compreensão e ajuda para levarmos adiante este projeto. Nosso objetivo não será crescermos em número de cidadãos à qualquer custo, nem disputaremos supremacia sobre as demais. Seriedade, aprendizado, solidariedade e amizade são nossos objetivos. Hoje, nosso sonho torna-se uma realidade.

Em júbilo,
José Luiz Borrás
Primeiro-Ministro da Comunidade Livre de Pasárgada