FANDOM

http://www.pasargada.org/democracia/casas/cmp/_img/logo_cmp.gif

O micronacionalismo é uma atividade dinâmica e que vem evoluindo paulatinamente. O micronacionalismo começou como movimento secessionista, em que mentes com princípios equivalentes tentavam reclamar um território, ainda que pequeno, como seu.

Com o advento da Internet, surge um novo micronacionalismo, em que o exercício da política e da cidadania prevalece sobre a atividade separatista, ainda que haja resquícios do último, inclusive na definição da atividade. Nesse momento, surgem vagarosamente as micronações lusófonas com seus jeitos peculiares de exercer o micronacionalismo, entre elas Porto Claro e Reunião.

De Reunião, surge Pasárgada, logo inovando ao quebrar de vez com o micronacionalismo original ao não reclamar como seu nenhum território físico, apenas virtual.

Mas essa evolução não deve acabar nisso. A **Casa Mundo Pasárgado** quer ir além e recusar enfim o micronacionalismo original, que queria se desvincular da sociedade e do governo em que era contido, e propor um novo micronacionalismo, o que quer trazer bons frutos micronacionais e vinculá-los à sociedade e governo do qual inicialmente fugíamos. Enfim, queremos que os frutos que amadurecem aqui sejam espalhados mundo afora, criando um Mundo Pasárgado. Um Mundo em que o amadurecimento político, a consciência citadina e o espírito conciliador e de equipe adquirido em Pasárgada é transmitido através do micronacionalismo e através do mundo.

O escopo verdadeiro de nossa empreitada, a criação de um mundo mais politicamente ciente, deve começar da cooperação entre pessoas de mentalidade semelhante e da apreciação das mentalidades divergentes. Por isso cremos numa diplomacia forte, com apoio à Comunidade Lusófona, com diálogo e troca de idéias com nossos parceiros neste laboratório riquíssimo e variado que é o micronacionalismo em geral. Só a partir destes experimentos é que iniciativas realmente produtivas poderão ser executadas e pensadas para um mundo melhor.

Por isso que o nosso governo deve prezar pela formação do indivíduo com caráter, que entende as nuances da interação entre cultura, sociedade e política. Um indivíduo que sonha com o paraíso pasárgado de Manuel Bandeira e executa esse sonho com clareza, realismo e sapiência. Enfim, um indivíduo tornado cidadão por um governo que tem ciência do que é preciso para tal e do que não passa de desnecessárias fantasias.

É na vanguarda do micronacionalismo que a **Casa Mundo Pasárgado** quer se encontrar, numa elite que aprecia o passado e constrói o futuro, um futuro cada vez mais politizado, cada vez mais consciente, para um mundo cada vez mais globalizado, multicultural, virtual; para um mundo cada vez mais pasárgado.

http://www.pasargada.org/democracia/casas/cmp/