FANDOM

Logoclip

A CLIP - Casa Livre de Pasárgada é uma Casa partidária criada em 19 de abril de 2006, na Comunidade Livre de Pasárgada, em um momento de inatividade política, que buscava a autocrítica, a liberdade de expressão e a reativação da atividade comunitária.

Relação de Integrantes Editar

Blog Oficial Editar

Criado em 11 de outubro de 2006, por Guilherme Queiroz, este é o blog oficial da CLiP: http://pasargada-clip.blogspot.com/ Contém o manifesto da CLiP,e brevemente conterá artigos de autoria dos clips.

História Editar

  • Em 11 de novembro de 2005, Douglas J. Silva e Fábio Pedro Racoski iniciam a Lista do Yahoo grupos da Casa Livre de Pasárgada, a pas-clip: http://br.groups.yahoo.com/group/pas-clip/ . Juntam-se a estes, ainda em novembro: Mateus Passos Silva, Henrique Rabelo, L. L. Antonini, Rubens Figueiredo e Tiago Valenciano. Inicia-se a redação do Manifesto e do Estatuto.
  • Em dezembro de 2005, Tiago Valenciano apresenta sugestões para o logotipo. Em 20.12.2005, Estatuto, Manifesto e Logotipo são definidos. Douglas Silva deixa a Comunidade.
  • No mês de Janeiro de 2006, Mateus Passos deixa Pasárgada. Jeison Dick junta-se ao grupo.
  • Fevereiro de 2006: Fábio e Rabelo, por serem Oradores, não podem participar do lançamento da Casa, sob o risco de perderem o mandato. Nas eleições para a 13a. Legislatura, Fábio e Tiago são eleitos Oradores, como apartidários. Tiago deixa o grupo dos clips.
  • A partir de março de 2006, Rubens Figueiredo e Henrique Rabelo prosseguem na tentativa de lançar a nova casa política.
  • Em Abril, Guilherme Queiroz junta-se ao grupo. E Jeison Dick confirma presença, juntamente com L. L. Antonini. Estes cinco lançam, a 19 de Abril de 2006, aniversário do Patrono Manuel Bandeira, o Manifesto da CLiP - Casa Livre de Pasárgada, em lista nacional. Rubens Figueiredo assume como Presidente e Guilherme Queiroz como Secretário Geral.
  • Maio de 2006. Thatiana Prata associa-se à lista da CLiP, como observadora. Pouco depois, deixa Pasárgada. Debate-se internamente o apartidarismo e a reforma da constituição.
  • Em junho, o Parlamento nomeia Rubens Figueiredo, como Orador suplente por Icária, devido à saída da Oradora Thati.
  • Para concorrer à 14a. Legislatura, a CLiP lança Rubens Figueiredo por Icária, Henrique Rabelo por Éfaté e Guilherme Queiroz por Inverness. Os dois primeiros se elegem, em julho, dando à Casa o maior número de votos.
  • Em 01.08.2006, o Parlamento escolhe Rubens Figueiredo como Primeiro Ministro e Henrique Rabelo como Segundo Orador. Guilherme Queiroz vence eleição interna e assume a Presidência da Casa.